Análise SWOT para eventos: como aplicar?

Organizar um evento requer muito planejamento, estratégia e execução. A gestão de eventos é um processo que inclui o contato com fornecedores, orçamento, programação, contratação de equipe e ferramentas. Pensar em todos os detalhes para que o seu público tenha uma boa experiência é um dos pontos para que o evento seja um sucesso. Para auxiliar nessa tarefa, o produtor pode contar com a Análise SWOT. Se você quer saber melhor sobre essa ferramenta tão importante em termos de planejamento estratégico, continue lendo este artigo que iremos esclarecer suas dúvidas.

O que é análise SWOT?

A Análise SWOT é um método de análise que avalia as influências internas e externas de um projeto para determinar futuras ações estratégicas.

Em termos de planejamento estratégico de um evento, a análise SWOT é uma ferramenta simples para avaliar os pontos fortes, fracos, oportunidades e riscos de um projeto, e, pode ajudar a clarear ideias e identificar estratégias para o sucesso do seu evento. Para isso, é preciso definir primeiro qual é o objetivo do evento e considerar os fatores influenciadores a partir disso.

As letras SWOT representam as categorias de análise:

S: Strengths, em português, forças;

W: Weaknesses, em português, fraquezas;

O: Opportunities, em português, oportunidades;

T: Threats, em português, ameaças;

Como aplicar Análise SWOT para eventos?

A Análise SWOT para eventos ajuda o organizador a avaliar as chances de sucesso ou fracasso, uma vez que, eventos são influenciados por diversos fatores, como mercado, tempo, tendências, clima, entre outros.

A Análise SWOT para eventos pode:

  • Promover o pensamento estratégico;
  • ajudar na tomada de decisão;
  • saber o posicionamento da marca ou produto;
  • saber a qualidade do serviço;
  • entender as fraquezas a serem enfrentadas;
  • reconhecer as oportunidades;
  • conhecer as ameaças em potencial a serem observadas;
  • conhecer as tendências do mercado;
  • entender melhor os pontos positivos e limitações da equipe;
  • organizar prioridades;
  • prever os riscos do evento;
  • prever o sucesso do evento;
  • realizar planejamento contra imprevistos.

Para aplicar a Análise SWOT no seu evento faça o levantamento de alguns itens, como:

Forças (Strengths)

  • Quais são as suas melhores entregas?
  • Quais os melhores recursos você pode contar na produção do seu evento?
  • Qual o principal diferencial do seu evento?
  • Qual o nível de envolvimento do público com o evento?
  • Como você se relaciona com o seu público?
  • Como é trabalhada a experiência do consumidor no seu evento?

Fraquezas (Weaknesses)

  • Você conta com uma equipe capacitada e treinada para dar suporte aos convidados?
  • O que pode levar o público a desistir do seu evento?
  • Você consegue dar a devida atenção aos seus clientes?

Oportunidades (Opportunities)

  • Quais forças externas podem influenciar ou impactar positivamente seu evento?
  • Esse evento tem potencial para atrair turistas? Ou haverá turistas que podem se interessar em ir ao seu evento?
  • A atração principal está em alta e pode ajudar a atrair público?
  • O local é de fácil acesso e pode haver parcerias com empresas de transporte para beneficiar quem for ao evento?

Ameaças (Threats)

  • Quais forças externas podem influenciar ou impactar negativamente seu evento?
  • As condições meteorológicas podem prejudicar a realização do evento?
  • Como é a logística para acesso ao evento? Estrada, é fácil chegar de carro, é um percurso perigoso?
  • Há outras produções ocorrendo na mesma data que podem dividir o público?

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