Organizar um evento requer muito planejamento, estratégia e execução. A gestão de eventos é um processo que inclui o contato com fornecedores, orçamento, programação, contratação de equipe e ferramentas. Pensar em todos os detalhes para que o seu público tenha uma boa experiência é um dos pontos para que o evento seja um sucesso. Para auxiliar nessa tarefa, o produtor pode contar com a Análise SWOT. Se você quer saber melhor sobre essa ferramenta tão importante em termos de planejamento estratégico, continue lendo este artigo que iremos esclarecer suas dúvidas.
O que é análise SWOT?
A Análise SWOT é um método de análise que avalia as influências internas e externas de um projeto para determinar futuras ações estratégicas.
Em termos de planejamento estratégico de um evento, a análise SWOT é uma ferramenta simples para avaliar os pontos fortes, fracos, oportunidades e riscos de um projeto, e, pode ajudar a clarear ideias e identificar estratégias para o sucesso do seu evento. Para isso, é preciso definir primeiro qual é o objetivo do evento e considerar os fatores influenciadores a partir disso.
As letras SWOT representam as categorias de análise:
S: Strengths, em português, forças;
W: Weaknesses, em português, fraquezas;
O: Opportunities, em português, oportunidades;
T: Threats, em português, ameaças;
Como aplicar Análise SWOT para eventos?
A Análise SWOT para eventos ajuda o organizador a avaliar as chances de sucesso ou fracasso, uma vez que, eventos são influenciados por diversos fatores, como mercado, tempo, tendências, clima, entre outros.
A Análise SWOT para eventos pode:
- Promover o pensamento estratégico;
- ajudar na tomada de decisão;
- saber o posicionamento da marca ou produto;
- saber a qualidade do serviço;
- entender as fraquezas a serem enfrentadas;
- reconhecer as oportunidades;
- conhecer as ameaças em potencial a serem observadas;
- conhecer as tendências do mercado;
- entender melhor os pontos positivos e limitações da equipe;
- organizar prioridades;
- prever os riscos do evento;
- prever o sucesso do evento;
- realizar planejamento contra imprevistos.
Para aplicar a Análise SWOT no seu evento faça o levantamento de alguns itens, como:
Forças (Strengths)
- Quais são as suas melhores entregas?
- Quais os melhores recursos você pode contar na produção do seu evento?
- Qual o principal diferencial do seu evento?
- Qual o nível de envolvimento do público com o evento?
- Como você se relaciona com o seu público?
- Como é trabalhada a experiência do consumidor no seu evento?
Fraquezas (Weaknesses)
- Você conta com uma equipe capacitada e treinada para dar suporte aos convidados?
- O que pode levar o público a desistir do seu evento?
- Você consegue dar a devida atenção aos seus clientes?
Oportunidades (Opportunities)
- Quais forças externas podem influenciar ou impactar positivamente seu evento?
- Esse evento tem potencial para atrair turistas? Ou haverá turistas que podem se interessar em ir ao seu evento?
- A atração principal está em alta e pode ajudar a atrair público?
- O local é de fácil acesso e pode haver parcerias com empresas de transporte para beneficiar quem for ao evento?
Ameaças (Threats)
- Quais forças externas podem influenciar ou impactar negativamente seu evento?
- As condições meteorológicas podem prejudicar a realização do evento?
- Como é a logística para acesso ao evento? Estrada, é fácil chegar de carro, é um percurso perigoso?
- Há outras produções ocorrendo na mesma data que podem dividir o público?
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