Quem tem um negócio sabe da importância de acompanhar tudo que entra e sai do caixa, para que se obtenha o sucesso. É aí que entra a ferramenta de gestão do fluxo de caixa, imprescindível para os negócios, independente do porte ou setor de atuação.

Se você quer saber o que é fluxo de caixa e qual é a importância para sua empresa, continue lendo este artigo que iremos esclarecer suas dúvidas.

O que é Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta de planejamento e controle financeiro de uma empresa. Com ela, é possível acompanhar detalhadamente toda a movimentação de valores da sua empresa, com base na entrada e saída de dinheiro e organizar o capital de giro.

Nenhuma informação pode ser esquecida, isso porque o fluxo de caixa é uma importante ferramenta que auxilia na tomada de decisão por parte dos gestores e, nesse sentido, caso erros passem despercebidos, pode acabar trazendo prejuízos para a empresa.

Segundo o Sebrae, devem ser registrados:

Quais são os benefícios do Fluxo de Caixa?

Os benefícios são:

Como utilizar esta ferramenta?

Como vimos é de suma importância para a boa saúde financeira de uma empresa contar com fluxo de caixa. Para utilizar esta ferramenta é necessário:

Determinar categorias para suas despesas e receitas

Por exemplo: fornecedores, despesas operacionais, investimentos, vendas;

Atualizar seus dados

É indispensável que a planilha ou software financeiro seja alimentado regularmente com os dados financeiros da empresa. Registre todas as movimentações financeiras do negócio (todas as entradas e saídas, independentemente do valor);

Analisar seus resultados sempre

Ao analisar os números do fluxo de caixa, é possível identificar gargalos e oportunidades de crescimento. Faça projeções para os próximos meses a partir do já tenha registrado.

Agora que você já sabe o que é fluxo de caixa e qual a importância para o seu negócio, não perca mais tempo. Utilize a ferramenta como sua aliada e tenha uma gestão financeira mais organizada. Para te ajudar no sucesso financeiro de sua empresa, conte com as soluções SouFan, entre em contato conosco e saiba como.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress