CONTACTLESS: MITOS E VERDADES SOBRE ESTE PAGAMENTO

Com a tecnologia contactless, sem contato, o consumidor pode pagar as compras no débito ou crédito apenas aproximando o celular ou o cartão da maquininha. Os meios de pagamento contactless incluem cartões de crédito e débito, pulseiras, smartphones e chaveiros. Para que o pagamento por aproximação aconteça é preciso que a maquininha de cartão, o cartão ou o celular possua a tecnologia NFC.

Com o avanço da pandemia, o pagamento por aproximação (contactless) ganhou mais notoriedade entre os consumidores. Segundo dados levantados pela Nubank, mostram que de março de 2020 – início da pandemia – até o começo de dezembro foram 72,3 milhões de compras por aproximação, do total de 87,2 milhões registradas desde janeiro do ano passado.

E esse aumento fez com que surgissem algumas mentiras sobre esse pagamento que caiu no gosto do consumidor. Por isso, separamos alguns mitos e verdades para que você tire todas as suas dúvidas.

Pagamento contactless não é seguro

Mito. O pagamento por aproximação é protegido por criptografia, isso significa que seus dados ficam seguros na hora de pagar. Outra coisa, é que para realizar um pagamento precisa de uma distância entre 2,5 e 5 cm entre a maquininha e o dispositivo, o que deixa bem mais difícil de acontecer um pagamento acidental.

Pagamento contactless cobra taxas de clientes

Mito. Não há custo para ter acesso a um cartão com tecnologia contactless.

Um fraudador não consegue fazer compras online com meu cartão contactless

Verdade. A tecnologia contactless só é utilizada em compras presenciais. Para autenticar uma venda e autorizá-la geralmente são necessárias diversas informações, incluindo o código de segurança, nome do titular do cartão e o endereço de cobrança.

Todos os cartões pagam por aproximação

Mito. Para que os cartões realizem pagamento contactless eles precisam ter a tecnologia NFC, como já falamos aqui no blog.

Então, se você tiver um cartão, pulseira ou smartphone com o sensor NFC, poderá realizar pagamentos só de aproximar um deles na maquininha.

Agora que você entendeu mais um pouco sobre essa tecnologia que agradou o consumidor, entre em contato conosco e conheça as soluções SouFan que otimizam sua operação.

©2021. Todos os direitos reservados a SouFan. Desenvolvido por @saaradigital