O avanço das tecnologias segue tornando o processo de compra para o consumidor mais ágil, seguro e inovador. O resultado disso é a busca constante da evolução nas relações de consumo, fazendo com que o empreendedor/ comerciante se atualize diariamente pensando na experiência que o seu cliente terá. Com isso, surge a dúvida: como será o consumo e meios de pagamentos no futuro?

Se você está de olho no amanhã, continue lendo este artigo e conheça as novidades que vem inovando o mercado.

Tendência NFC

A Near Field Communication, NFC, é uma tecnologia, disponível em cartões de débito e crédito e diversos modelos de smartphones, que permite que pagamentos e troca de informações sejam feitos sem uma conexão com fio, apenas por aproximação, sem precisar digitar a senha do cartão – só aproximá-lo da maquininha.

Segundo uma pesquisa da Panorama Mobile Time, apenas 17% dos internautas brasileiros que têm smartphone já o utilizaram para fazer pagamentos por aproximação. Esses dados revelam que ainda há muita margem para o crescimento nesse segmento.

Tendência Cashless

O cashless é um sistema de pagamento que não precisa de dinheiro vivo para operar. O sistema cashless opera através de aproximação de dispositivos, como celulares, pulseiras e cartões, a uma maquininha por dispositivo.

Os benefícios do cashless são:

No Brasil, grandes festivais e players do entretenimento aderiram as pulseiras cashless, tornando seu evento mais atrativo e otimizado. Uma vez que, os consumidores compram crédito do evento antes e podem utilizar nas operações através de um cartão NFC, habilitado e vinculado ao CPF de cada usuário. O saldo a qualquer momento pode ser recarregado. Com isso, o cashless permite que o cliente tenha menor contato, atendendo os protocolos de saúde, uma vez que ele carrega o crédito no cartão e usa em todas as operações, não precisando inserir o cartão e digitar a senha toda vez que deseja realizar uma compra. Essa operação ainda possibilita que o usuário possa sair do evento sem atritos, uma vez que seu consumo já está pago. O que causa um conforto ímpar para o cliente, já que não precisam enfrentar filas e se preocupar com dinheiro.

Economia colaborativa

Os aplicativos de transporte são um exemplo de como a partilha é bem aceita pela grande maioria da sociedade. A economia colaborativa caminha para outros eixos, tanto é que a indústria alimentícia está começando a investir nessa tendência.

Centro de compras e experiência

A tendência das futuras lojas é que espaços físicos sejam menores, mais acolhedores e que proponham criar ricas experiências. O consumo digital deverá inverter o papel com o que conhecemos hoje como centros comerciais.

O comportamento do consumidor mudará e seguirá as novas tecnologias, exigindo que o empreendedor se renove e traga novidades ao seu público.

Redução do dinheiro físico

Com tantas opções digitais de pagamento, o dinheiro físico tende a se tornar cada vez menos usado. Essa tendência cashless já está bem avançada em países como China e Suécia. Logo, aqui no Brasil vamos seguir esse mesmo movimento.

Gostou de conhecer um pouco das tendências para o consumo e meios de pagamentos no futuro? Que tal atualizar seu empreendimento com as soluções SouFan? Entre em contato conosco e saiba como.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress